sábado, 5 de dezembro de 2015

INVESTIDURA DE NOVOS VOLUNTÁRIOS DO CVLAHSB

O Dia Mundial do Voluntário, que se comemora anualmente em 5 de Dezembro, foi assinalado pela Liga dos Amigos do Hospital se São Bernardo, em Setúbal, com a investidura de 27 novos voluntários do seu Corpo de Voluntariado.
A cerimónia decorreu na Sala de Reuniões do Hospital, que foi pequena para acolher quantos nela tomaram parte, bem como os convidados, familiares e amigos dos voluntários agora investidos, depois de um estágio de nove meses que se seguiu ao Curso de Formação frequentado no início do corrente ano.
A abrir, a Coordenadora do Corpo de Voluntários, Maria Eugénia Canito, assumiu a coordenação do evento, e dirigiu aos presentes palavras alusivas à data, que hoje se comemora, tendo passado à apresentação do Grupo Coral da LAHSB, sob a direcção de Paulo Tavares que interpretou diversos temas do seu reportório

Durante a actuação do Coral

Depois da actuação do Coral, foi projectado um vídeo alusivo à actividade do Corpo de Voluntários da Liga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, constituído por uma sucessão de fotos, realizado pela voluntária Sónia Maria Rodrigues.
Assistindo ao vídeo
Chegou então, após a apresentação do vídeo, de se pronunciarem sobre a data, e o significado da Investidura dos novos Voluntários, as seguintes entidades: em representação do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal, a cirurgiã Aurora Pinto; o Assistente Espiritual (capelão) do Hospital, Pe. João Rosa José; o Presidente da LAHSB, Cândido Teixeira; e o Presidente da Mesa da Assembleia Geral de Liga, Eugénio Fonseca. Todos os oradores se referiram ao Voluntariado em geral e, em particular, ao serviço que os voluntários prestam ao doente (e familiares deste), em complemento da prestação dos profissionais e auxiliares de Saúde, tendo em atenção as orientações desses mesmos profissionais sempre que tais orientações se tornem necessárias. A acção do Voluntário situa-se junto à fronteira que os profissionais geralmente não têm tempo para ultrapassar, dado que estão para além da especificidade das suas funções. Muitas vezes a necessidade maior do doente consiste, simplesmente, em ter quem lhe dê um pouco de atenção, e esteja com disponibilidade para ouvir os seus desabafos, numa conversa que fica apenas entre os dois dialogantes. O Voluntário, além do sigilo a que está obrigado, quando em serviço não tem cor, religião ou opções religiosas, políticas, ou de qualquer outra natureza pessoal. 








«Ser Voluntário é Dar Sem Esperar Receber».
Passou-se então à Investidura propriamente dita com a entrega das novas batas (riscas verticais amarelas e brancas, de 3mm de largura), e do documento de Compromisso, respectivamente pelo Presidente da Liga e pela Representante do Presidente do Conselho de Administração do Hospital de São Bernardo. O compromisso assumido é o seguinte:



Eu (nome), abracei o Corpo de Voluntários da Liga dos Amigos do Hospital de São Bernardo para nele desenvolver a minha acção em prol dos DOENTES.
Comprometo-me a realizar essas tarefas num espírito de missão, pela Palavra e pelo Serviço, e de acordo com o Regulamento que me foi entregue.



Depois de assumido o Compromisso, passou-se à bênção das novas batas, pelo Pe. João, da qual estavam dispensados os não católicos, sendo afirmado que havendo, em cerimónias idênticas futuras, voluntários de outra qualquer religião, tentar-se-ia convidar um sacerdote dessa religião para um acto equivalente ao que iria acontecer.


Foram, depois, despidas as batas com que os novos Voluntários estagiaram, sendo-lhes as novas vestidas pelas Madrinhas (ou pelos padrinhos) respectivas.



Por fim, cada novo Voluntário recebeu uma vela que acendeu na que a Coordenadora Maria Eugénia Canito lhe apresentou, e recebeu uma for (gerbera) das mãos da Voluntária Maria Júlia Cabral Adão.





Foi assim que decorreu a Investidura dos Novos Voluntários do CVLAHSB, num ambiente de Felicidade, Esperança e Espírito Solidário, bem espelhado no rosto da Coordenadora, na atura do encerramento.



Fotos de Paulo Miguel Eusébio.

Setúbal, 5 de Dezembro de 2015
Paulo Eusébio.

(Texto escrito com a grafia anterior ao acordo que, apesar de posto em vigor num Portugal orgulhosamente só, nunca aconteceu)

Sem comentários:

Enviar um comentário